Os Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em uso na prática diária são métodos seguros e bem tolerados.
O DIU é um método contraceptivo de Longa Duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que culminam por evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar a longo prazo uma gestação. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A colocação do DIU é um procedimento simples, realizado no consultório, e não requer anestesia.
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e o quarto causador de morte em mulheres no país.
O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Tem como principais objetivos:
⦁ Ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças com curso assintomático (como câncer), podendo levar a maiores índices de cura.
⦁ Diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.
Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante a realização de um esforço físico gradual e crescente.
Ele é realizado com o paciente caminhando ou correndo em uma esteira rolante ou pedalando em uma bicicleta ergométrica.
O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia.
É um exame complementar ao eletrocardiograma digital para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos, como acontece no ECG em repouso.
O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Mapa é a sigla usada para monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 horas.
É instalado um aparelho de pressão arterial automático no braço do paciente que é conectado a um registrador que fica na cintura fazendo medições regulares a cada 15 minutos, durante 24 horas para fazer o mapeamento da pressão no paciente.
É a área médica focada em avaliar e tratar pacientes que sofrem com lesões, dores, problemas e anomalias no sistema locomotor, ou seja, em músculos, ossos, tendões e articulações. São exemplos de problemas de saúde tratados pelo ortopedista:
Cifose, escoliose, torcicolo, artrose, hérnia de disco, lesões por Esforço Repetitivo (LER), dores cervicais, lombares e ciáticas, dentre outras.
O psicólogo é o profissional que atua estudando os aspectos relacionados à mente humana, principalmente no que se refere a comportamentos dentro de um determinado cenário.
O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, a fim de ajudá-lo a identificar as causas dos seus problemas.
O Nutricionista é o profissional de saúde que trabalha com educação alimentar, orientação de dietas e estudo dos alimentos. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. Costuma orientar pessoas que necessitam de uma reeducação alimentar, como diabéticos, hipertensos, obesos, e pessoas com intolerância alimentar.
O geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão. O geriatra promove ações preventivas e de reabilitação.
O ginecologista é o especialista que realiza os exames preventivos e tratamento das patologias ligadas ao aparelho reprodutivo feminino. Sendo a especialidade mais presente na vida das mulheres, a ginecologia estuda, diagnostica e trata questões fisiológicas e patológicas da saúde íntima feminina. Já o obstetra foca nos fatores relacionados à reprodução humana. O cuidado do ginecologista acontece em todas as fases de vida da mulher.
É a especialidade que previne, diagnostica e trata alterações e doenças da pele, do tecido subcutâneo, das mucosas e dos anexos da pele (cabelo, pelos e unhas). É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.
O médico dermatologista, além de tratar de afecções da pele causadas por agentes externos ou internos, cuida de alterações que envolvem a estética, como acne, manchas, cicatrizes, verrugas, flacidez e envelhecimento.
O Fonoaudiólogo atua na adequação da comunicação oral e escrita, voz e audição e funções de mastigação, deglutição e respiração.
É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos.
Medicina que trata diversas doenças, além de atuar preventivamente. Envolve exame geral do paciente, seu tratamento e acompanhamento. Atende pacientes de todas as idades e procura conhecer também o histórico de saúde e hábitos de vida dos familiares. Uma das principais preocupações da clínica geral é a medicina preventiva.
O cardiologista estuda as doenças que acometem o coração e os demais componentes do sistema circulatório. Atua de forma preventiva e curativa. Preventivamente, o cardiologista atua sobre fatores de risco como hipertensão arterial, envelhecimento, tabagismo, diabetes, obesidade e colesterol elevado. Quando o paciente já sofreu algum evento cardiovascular, esse especialista prescreve tratamentos para evitar a progressão da enfermidade, visando melhorar a sua qualidade de vida.
É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Endocrinologista é o médico que cuida das alterações de glândulas e hormônios. Tem como objetivo reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. Esse profissional trabalha com distúrbios hormonais diversos como obesidade, Diabetes, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Ovários policísticos, Andropausa, Menopausa, Osteoporose dentre outros. Tem visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.